segunda-feira, 29 de agosto de 2011



ATIVIDADE 3.5 CURRÍCULO E COMO INTEGRA-LO ÀS TECNOLOGIAS
Uso da tecnologia despertado pelos alunos faz parte da construção do currículo. Porque o currículo tem orientado à transmissão de conhecimentos socialmente válidos e resultantes é um conjunto de saberes que vem associado a disciplinas e situações cotidianas, vindo de encontro a interesses técnicos científicos, associando-se a construção de saberes diários necessários a sobrevivência do cidadão na sociedade em que está inserido.

Para a adaptação destes conteúdos no currículo escolar se faz necessário um aprofundamento tecnológico, possibilitando o entendimento das situações para que possam ser construídas pelo aluno com o auxílio de seu professor.

Trabalhando então, a questão de grupo, de criatividade, de cidadania, da interdisciplinaridade do que o aluno já trás de conhecimento, ou seja, das suas certezas provisórias em busca das respostas ás suas dúvidas. 

Andréia 

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA - Atividade 3.3



Projeto de Inclusão Digital



TITULO: A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA


JUSTIFICATIVA:

A Inclusão Digital na Escola que vivemos em modificação em nossos hábitos, nosso modo de trabalhar e de aprender, além de introduzir novas necessidades e desafios relacionados à utilização das tecnologias de Informação e Comunicação digital. Os computadores começam a se fazer presente em todos os lugares e, junto às novas possibilidades de comunicação, interação e informação advindas com a Internet, provocam transformações cada vez mais visíveis em nossas vidas. Percebemos que é importante e necessário que a Escola Municipal Iracema Aguiar Pereira se fazer presente nesse mundo da informação e comunicação digital, visando familiarizar e motivar toda a Comunidade escolar, oferecendo os instrumentos tecnológicos como meios para desenvolver atividades significativas e refletir sobre diversos temas que surgem no dia a dia. Percebendo a importância da implantação do laboratório de Informática na escola, pois e grande a falta de oportunidade para essa comunicação digital, e assim criando oportunidades para cada um, integrando as disciplinas de maneira a tornar as aulas criativas e inovadoras, trabalhando conteúdos básicos de maneira diferenciada, pois no tocante da comunicação digital, o aprendizado será consequentemente mais interessante e criativo e o resultado enriquecerá a experiência a produção e a atuação de todos nós.


OBJETIVOS:


Promover a inclusão social de populações excluídas digitalmente, utilizando as tecnologias da informação como instrumento de construção e exercício da cidadania. Incluir digitalmente não é apenas "alfabetizar" as pessoas em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. Não apenas ensiná-las a usar o computador, mas melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade. Através da democratização do acesso e com ajuda da tecnologia disponível buscam-se a integração entre educação, tecnologia e cidadania, visando a transformação social.



METODOLOGIA:


Com a criação do Laboratório de Informática na Escola Municipal Iracema Aguiar Pereira, iremos trabalhar de modo a torná-lo um espaço multidisciplinar, onde cada professor terá seu espaço para desenvolver seus projetos de pesquisas e atividades de aula e seus alunos terão a oportunidade de estarem desenvolvendo a sua criatividade e iniciativa na produção de seu conhecimento, uma vez que a Educação é prioridade e que a informação e comunicação digital não se configura como barreira para que propostas e ações pedagógicas inovadoras sirvam de parâmetros para a nossa prática pedagógica.

Assim sendo, a escola pode concentrar seu esforço naquilo que realmente importa na Inclusão Digital, a saber: capacitar seus alunos para integrar a tecnologia na sua vida e nos seus afazeres, desenvolvendo, com a ajuda da tecnologia, as competências necessárias para melhorar a qualidade de sua vida. (Registre-se que o uso da tecnologia para melhorar a "empregabilidade" dos alunos é apenas uma das muitas maneiras em que a tecnologia pode ajuda-los a melhorar a qualidade de sua vida).

Andréia Sousa



Contextualizando Mudanças da Teoria a Prática - Atividade 3.2


Contextualizando Mudanças da Teoria a Prática


A educação, como processo de socialização integralizador dos indivíduos ao contexto social, tem sido abordada de diferentes formas na sociedade brasileira, variando com o tempo e o meio da chegada da tecnologia digital nas escolas como mais uma ferramenta de ajuda no processo ensino-aprendizagem, nota-se a necessidade dos professores de mudarem sua prática educativa com o desempenho de nossos alunos, com diálogo franco e aberto juntos, professores e alunos transformarão o processo de ensinar e aprender em processo de construção do conhecimento, mudando de maneira significativa o processo educacional e formará cidadãos críticos e participativos da sociedade em que vivem. A internet é um grande recurso que contribui para a construção da aprendizagem através de pesquisas, enriquecidas com imagens e nomes que marcaram uma época, releitura de obras ou textos curtos através de montagem de vídeo ou apresentações, jogos construídos pelos próprios alunos ou professores. Tudo isso contribui para uma educação de qualidade.
As mudanças na sociedade, bem como nas atitudes e pensamentos das pessoas, passaram a exigir auxílio imediato na reflexão e na resolução de problemas e situações do dia-a-dia. A condição em que a sociedade se encontra exige maior participação do educando no que se refere ao ensino-aprendizagem. Diante de problemas enfrentados pela escola, os Parâmetros Curriculares Nacionais, como forma de propiciar reflexão e discussão sobre o ensino atual, propõem a contextualização.


Refletir: Uma das mais belas lições que tenho aprendido com o sofrimento: Não julgar, definitivamente não julgar a quem quer que seja.

Andréia Sousa