quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Contextualizando Mudanças da Teoria a Prática - Atividade 3.2


Contextualizando Mudanças da Teoria a Prática


A educação, como processo de socialização integralizador dos indivíduos ao contexto social, tem sido abordada de diferentes formas na sociedade brasileira, variando com o tempo e o meio da chegada da tecnologia digital nas escolas como mais uma ferramenta de ajuda no processo ensino-aprendizagem, nota-se a necessidade dos professores de mudarem sua prática educativa com o desempenho de nossos alunos, com diálogo franco e aberto juntos, professores e alunos transformarão o processo de ensinar e aprender em processo de construção do conhecimento, mudando de maneira significativa o processo educacional e formará cidadãos críticos e participativos da sociedade em que vivem. A internet é um grande recurso que contribui para a construção da aprendizagem através de pesquisas, enriquecidas com imagens e nomes que marcaram uma época, releitura de obras ou textos curtos através de montagem de vídeo ou apresentações, jogos construídos pelos próprios alunos ou professores. Tudo isso contribui para uma educação de qualidade.
As mudanças na sociedade, bem como nas atitudes e pensamentos das pessoas, passaram a exigir auxílio imediato na reflexão e na resolução de problemas e situações do dia-a-dia. A condição em que a sociedade se encontra exige maior participação do educando no que se refere ao ensino-aprendizagem. Diante de problemas enfrentados pela escola, os Parâmetros Curriculares Nacionais, como forma de propiciar reflexão e discussão sobre o ensino atual, propõem a contextualização.


Refletir: Uma das mais belas lições que tenho aprendido com o sofrimento: Não julgar, definitivamente não julgar a quem quer que seja.

Andréia Sousa



Nenhum comentário:

Postar um comentário