quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA - Atividade 3.3



Projeto de Inclusão Digital



TITULO: A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA


JUSTIFICATIVA:

A Inclusão Digital na Escola que vivemos em modificação em nossos hábitos, nosso modo de trabalhar e de aprender, além de introduzir novas necessidades e desafios relacionados à utilização das tecnologias de Informação e Comunicação digital. Os computadores começam a se fazer presente em todos os lugares e, junto às novas possibilidades de comunicação, interação e informação advindas com a Internet, provocam transformações cada vez mais visíveis em nossas vidas. Percebemos que é importante e necessário que a Escola Municipal Iracema Aguiar Pereira se fazer presente nesse mundo da informação e comunicação digital, visando familiarizar e motivar toda a Comunidade escolar, oferecendo os instrumentos tecnológicos como meios para desenvolver atividades significativas e refletir sobre diversos temas que surgem no dia a dia. Percebendo a importância da implantação do laboratório de Informática na escola, pois e grande a falta de oportunidade para essa comunicação digital, e assim criando oportunidades para cada um, integrando as disciplinas de maneira a tornar as aulas criativas e inovadoras, trabalhando conteúdos básicos de maneira diferenciada, pois no tocante da comunicação digital, o aprendizado será consequentemente mais interessante e criativo e o resultado enriquecerá a experiência a produção e a atuação de todos nós.


OBJETIVOS:


Promover a inclusão social de populações excluídas digitalmente, utilizando as tecnologias da informação como instrumento de construção e exercício da cidadania. Incluir digitalmente não é apenas "alfabetizar" as pessoas em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. Não apenas ensiná-las a usar o computador, mas melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade. Através da democratização do acesso e com ajuda da tecnologia disponível buscam-se a integração entre educação, tecnologia e cidadania, visando a transformação social.



METODOLOGIA:


Com a criação do Laboratório de Informática na Escola Municipal Iracema Aguiar Pereira, iremos trabalhar de modo a torná-lo um espaço multidisciplinar, onde cada professor terá seu espaço para desenvolver seus projetos de pesquisas e atividades de aula e seus alunos terão a oportunidade de estarem desenvolvendo a sua criatividade e iniciativa na produção de seu conhecimento, uma vez que a Educação é prioridade e que a informação e comunicação digital não se configura como barreira para que propostas e ações pedagógicas inovadoras sirvam de parâmetros para a nossa prática pedagógica.

Assim sendo, a escola pode concentrar seu esforço naquilo que realmente importa na Inclusão Digital, a saber: capacitar seus alunos para integrar a tecnologia na sua vida e nos seus afazeres, desenvolvendo, com a ajuda da tecnologia, as competências necessárias para melhorar a qualidade de sua vida. (Registre-se que o uso da tecnologia para melhorar a "empregabilidade" dos alunos é apenas uma das muitas maneiras em que a tecnologia pode ajuda-los a melhorar a qualidade de sua vida).

Andréia Sousa



Nenhum comentário:

Postar um comentário